Quem é Lilian Pacce

Autoridade em moda e estilo, Lilian Pacce tem um olhar de lince para todo tipo de comportamento relacionado ao assunto. Curadora com mestrado pela University of the Arts London (2023), jornalista, editora de moda, apresentadora de TV, escritora, é publisher da plataforma Lilian Pacce, que inclui o canal no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e o portal www.lilianpacce.com.br, criado em 2008 com a iniciativa pioneira de dedicar um espaço exclusivo à sustentabilidade, o Recicle-se. É curadora-adjunta de moda do Masp (Museu de Arte de São Paulo) para a exposição “Arte na Moda: Masp Renner” (2024).

Engajada em causas sociais, ambientais e sustentáveis, Lilian é pioneira na campanha contra o uso de sacolas de plástico descartável. Convidada por Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, fez a curadoria da exposição do lançamento da campanha “Eu Não Sou de Plástico” em 2007, com o objetivo de incentivar a redução do uso de sacolas descartáveis, principalmente as de plástico que demoram mais de 200 anos para se decompor. Para o evento, 120 grifes e estilistas renomados, desde participantes do São Paulo Fashion Week até jovens da Casa de Criadores, criaram ecobags a fim de conscientizar o consumidor de que é possível colaborar com o meio ambiente sem perder o estilo. Recentemente lançou as campanhas #1LookPorUmaSemana e #CanudinhoNão.

Entre as exposições com sua curadoria, destaque para:

2024 – curadora adjunta da exposição “Arte na Moda: Masp Renner“, no Museu de Arte de São Paulo, dividida em três curadorias reunindo 26 duplas de artistas e estilistas que criaram 78 trabalhos comissionados.

2024 – exposição “God Save the Sneakers”, na galeria Walton Fine Arts, Londres, com obras do artista Alê Jordão e lançamento internacional do livro homônimo.

2023 – exposição “Woven Expression: Narrating Stories through Patterns”, na galeria Chelsea Space, Londres, 2023, onde seis artistas contemporâneos respondem ao arquivo de Barbara Sawyer, artista e professora por mais de 30 anos na Camberwell School of Arts, catalogado pelo Archive and Special Collections (ASCC) do London College of Communication.

2023 – exposição “Brazil Creating Fashion for Tomorrow“, na embaixada do Brasil em Londres, reuniu 23 criadores e inovadores com foco na sustentabilidade ambiental.

2021 – fez a curadoria para o projeto Exposição da Paulista, com a mostra “Feminino Plural“, reunindo 30 obras das artistas Criola e Claudia Liz ao longo da avenida Paulista, em SP.

2019 – curadora da exposição “Brasil Tupi“, durante a Design Week em parceria com a Brazil S/A, convidando 21 profissionais de diversas áreas a reinterpretar a rede de dormir, autêntico objeto indígena. No mesmo ano se torna curadora-adjunta de moda do Masp (Museu de Arte de São Paulo) para o projeto Masp Renner.

2017 – curadora e organizadora da exposição multimídia “Yes! Nós Temos Biquíni” no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, reunindo mais de cem obras entre trajes de banho originais do século 19 ao 21 e obras de arte contemporânea.

2009 – curadoria da exposição e do leilão de modelos de alta-costura e acessórios vintage para a Fundação Childhood para Proteção da Infância, exibida no shopping Center Iguatemi, em São Paulo.

É autora dos livros “O Biquíni Made in Brazil” (ed. Arteensaio), “Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos” (ed. Senac), “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (ed. Senac), “Herchcovitch;Alexandre” (ed. Cosac & Naify), “Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar” (ed. Ática) e do capítulo sobre biquíni em “O Pretinho Básico” (ed. Planeta). Ministra palestras sobre moda, tendências, comportamento e ecotendências.

Com o GNT Fashion (canal GNT/Globosat), programa comandado por ela ao longo de 18 anos, inovou a cobertura de moda na televisão brasileira, imprimindo uma abordagem mais jornalística, realizando transmissões ao vivo, cobertura das semanas de moda internacionais e nacionais e grandes eventos mundiais, ampliando o debate sobre moda e comportamento.

Membro do comitê de experts do prêmio internacional LVMH 2014 (do conglomerado de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy). Faz parte da lista dos 500 profissionais de moda mais importantes do mundo do “Business of Fashion”. É embaixadora do Together Band, iniciativa da Bottletopper, que colabora com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Recebeu várias vezes o prêmio de Melhor Jornalista de Moda do Brasil, entre elas: Phytoervas Fashion Award (1998), Prêmio Abit Fashion Brasil (2000), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT) e o prêmio Especialistas de Comunicação (anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022).

Lilian começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York em 1987, para o jornal “Folha de S. Paulo”, onde criou e editou a página semanal de moda da “Ilustrada” e a “Revista da Folha” até 1992, quando se mudou para Londres. Na capital inglesa, estudou no London College of Fashion e na Saint Martin’s School of Fashion, a mesma que teve em seus bancos os estilistas John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney. De 1995 a 1996 foi editora de moda e de suplementos do “Jornal da Tarde”, diretora do “Boletim da Moda” e consultora de moda do programa “Moda Esporte Clube” da MTV. De 1996 a 2014 escreveu sobre moda para o jornal “O Estado de São Paulo”. Manteve uma coluna diária sobre moda na rede Eldorado AM/FM até 2009.

Foi consultora da coleção “Universo da Moda” da ed. Cosac & Naify e colaboradora de revistas como a “Big”, “Veja”, “Vogue”, “Elle”, “Top”, “Wish”, “Around” e outras. Lecionou em instituições como FGV, Faap, Faculdade Anhembi Morumbi e Senac. Foi diretora de redação da revista “Mercado Mundo Mix” de 1998 até 2000.

O site Lilian Pacce, junto às nossas mídias sociais, traz as principais notícias do mundo fashion, da beleza, da sustentabilidade e da cultura. Seja nosso parceiro e compartilhe esse universo!

Entre em contato: atendimento@lilianpacce.com.br

Tags:                                      

Compartilhar